Em seu processo evolutivo, em que também está incluso o desenvolvimento constante de seus colaboradores, a Energimp implantou o Ciclo de Gestão de Desempenho e Remuneração por Competências, baseado na Meritocracia: entregas são valorizadas como se “merece”; e a forma como as entregas são feitas são ainda mais consideradas e premiadas ao final de um ciclo pré-determinado.
Neste primeiro ano de avaliações, quatro competências básicas estão sendo consideradas: Protagonismo, Orientação para Resultados, Colaboração e Visão Sistêmica. Gestores também devem apresentar traços da competência Gestão de Pessoas.
Todos os colaboradores foram treinados tanto no conhecimento das competências quanto no sistema de avaliação. Em julho, todos fizeram sua auto-avaliação e os respectivos gestores avaliaram suas equipes. Houve também uma conversa particular entre cada colaborador e seu gestor para um feedback sobre as competências, pontos fortes e pontos de melhoria.
Ao final do ano, novamente estas avaliações acontecerão, seguida pela mensuração das metas da empresa. Um cálculo que considera o atingimento das metas e o atendimento às Competências define a premiação dos colaboradores.
Ainda neste ano está previsto o lançamento da Política de Cargos e Salários, que complementa e dimensiona os avanços conquistados pelos colaboradores dentro do Ciclo de Gestão de Desempenho.