A área de Recursos Humanos cuida tanto de atividades administrativas e comportamentais quanto de ações especializadas nas relações das pessoas com as empresas. Quem coordena esta área na Energimp é a Karla Joelma de Oliveira Ferreira. Saiba mais sobre ela nesta entrevista.
Qual sua formação?
Karla: Sou Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria Empresarial e tenho MBA em Gestão de Pessoas.
Há quanto tempo você trabalha na Energimp?
Karla: Desde 2015.
Por que escolheu Recursos Humanos como área de atuação?
Karla: Surgiu uma oportunidade na área de Departamento de Pessoal, me identifiquei com a atividade e, em seguida, a área foi integrada ao RH da empresa, pois até então era um braço da Contabilidade. Assim, fui me especializando nos subsistemas de RH. Hoje, tenho certeza de estar no local certo.
O que mais te atrai nesta área e no trabalho que você desenvolve na Energimp?
Karla: A diversidade de atividades da área de RH me fascina: a possibilidade de participar da criação e execução de atividades que direcionam os colaboradores a uma nova perspectiva, seja na saúde do corpo, poder levar bem-estar para as equipes e seus dependentes.
Você enfrentou algum desafio na sua vida profissional por ser mulher?
Karla: Muitos. Mas posso dizer que eles me fizeram ser a profissional que sou. Iniciei minha carreira em uma transportadora, tendo 90% do quadro do sexo masculino, e para muitos na época era difícil seguir orientações de uma mulher. Conquistar o respeito de todos foi o principal desafio, e consegui!
Quais são os seus principais desafios hoje na Energimp?
Karla: O mundo está em transformação, com a pandemia todos os dias temos que nos reinventar. E a Energimp vem atravessando o seu momento de mudanças neste momento. Estamos em constante evolução buscando sermos atrativos a todos, acredito que estamos no caminho certo com nossas ações. Quanto à área de RH, os desafios são nos adaptar a sempre mutante legislação, aos processos, agora online, como entrevistas, treinamentos, integrações e reuniões. Mas, para mim, minha maior missão no momento é manter a equipe Energimp em atividade e saudável em meio a essa pandemia.
Quais suas expectativas com a área e com a Energimp?
Karla: Acredito que ainda teremos muitas inovações da área de RH, porque se trata de uma área dinâmica, sempre em evolução. Em relação à Energimp, trago o mesmo brilho no olhar e a busca por mais que eu tinha quando ingressei no segmento eólico em 2009. Então, acredito que temos muito a construir nessa empresa, e espero muito colher os frutos do trabalho árduo que temos feito até aqui.
Que mensagem você deixaria para os colaboradores?
Karla: Juntos somos mais fortes! Enfrentaremos mais esse desafio e logo tudo ficará bem melhor!