Entrevista: Tem gringo na Energimp! É o Massude Afonso 24 de fevereiro de 2021

Entrevista: Tem gringo na Energimp! É o Massude Afonso

A Energimp conta com o Operador Massude Madre de Deus Afonso na equipe do seu Centro de Operações. Ele é nascido em São Tomé e Príncipe, um arquipélago africano situado no Oceano Atlântico. Conheça mais sobre ele!

Qual sua idade?

Massude:  37  

Qual sua formação?

Massude: Sou formado em Engenharia Química pela Federal do Ceará, pós-graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Renováveis.

Em quais empresas você trabalhou antes da Energimp e em que cargos?

Massude: Trabalhei como instrutor dos cursos de Técnico em Eletrotécnica e em Edificações, e como Eletricista para duas empresas terceirizadas da Enel.

Por que escolheu atuar na área de energia?

Massude: Na graduação estagiei no Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará. Essa experiência me fez gostar da área de recursos naturais.

O que mais te atrai na área de energia e no trabalho que você desenvolve na Energimp?

Massude: O que me atrai na área de energia é a sua importância em todas as vertentes da sociedade. O bom de trabalhar no centro de controle é ter a visão geral do processo.

Quando você chegou ao Brasil?

Massude: 2004.

Por que você escolheu o Brasil para viver?

Massude: Eu vim para o Brasil em um intercâmbio cultural que o Brasil estabelece com alguns países africanos. Na universidade conheci a minha esposa, com isso, estou aqui até hoje.

Você enfrentou algum desafio na sua vida profissional por ser estrangeiro?

Massude: Sim, existe um certo complexo em algumas empresas em contratar um estrangeiro africano, mas não dá para generalizar.

Do que você mais gosta na cultura brasileira?

Massude: A facilidade de criar vínculos e a simpatia do povo.

Do que você mais sente falta em seu país?

Massude: Da minha família.

Como tem sido a parceria com os colegas na Energimp?

Massude: Muito boa a experiência. Tenho os meus colegas de trabalho como amigos, pois passamos muito tempo trabalhando juntos.

Quais suas expectativas com a área e com a Energimp?

Massude: As expectativas são boas, principalmente agora com a nova gestão, com a modernização da sala de controle, juntamente com treinamentos.

WhatsApp