Bate-Bola: Sansão Andrade, que zela pelo seu trabalho no Ceará 1 de outubro de 2021

Bate-Bola: Sansão Andrade, que zela pelo seu trabalho no Ceará

Sansão Pinto Andrade, de 41 anos, é o Técnico de Segurança do Trabalho dos parques e do escritório do Ceará desde o começo de 2015, portanto já cuidou de diversos programas, treinamentos, muitas SIPATs, contribuiu para prevenir diversos incidentes, e é pelo trabalho que ele desenvolve que a proteção de muitos colaboradores está garantida.

Qual sua formação?

Sansão: Tenho formação técnica na área de Segurança do Trabalho, sou também Eletricista e estou estudando Engenharia de Produção.

Por que escolheu a atividade de Segurança do Trabalho como profissão?

Sansão: Recebi um convite da empresa em que trabalhava e com pouco tempo percebi que me identificava bastante. Abracei a área, procurei me especializar e direcionei os esforços para a área elétrica.

Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao longo do tempo que está na Energimp?

Sansão: Um dos maiores desafios era a cultura da empresa que, como tantas outras, tinha o foco direcionado para outras áreas, como geração e redução de custos, e a segurança do trabalho foi aos poucos entrando nesse cenário para, da melhor forma, proporcionar um ambiente seguro e saudável.

O que a Energimp já trouxe para a sua vida pessoal e profissional?

Sansão: Além de proporcionar qualidade de vida para minha família e eu, pude aprender sobre todos os processos que envolvem a geração de energia. Desde as construções das bases, passando pelas montagens e atuando diretamente na operação e manutenção de todo o sistema. Cresci pessoal e profissionalmente, superando os desafios diários, acertando, errando e aprendendo com os erros. Sou muito grato por todo o aprendizado que tive e estou tendo até hoje.

Quais os maiores desafios na sua área hoje na Energimp?

Sansão: O atendimento aos requisitos legais é um desafio diário, principalmente levando em consideração as muitas mudanças nas legislações. Porém, o grande desafio é elevar as ações além de simplesmente cumprir o que as normas definem e implementar uma cultura de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – SSMA efetiva, de modo que seja internalizada em todos os colaboradores a sua importância. Hoje, com uma política clara de SSMA, estamos, juntamente com as demais áreas, revisando todos os procedimentos e metodologias aplicáveis, de modo que tenhamos processos bem definidos, com ferramentas modernas e práticas que busquem a excelência na área.

Quais suas expectativas com sua área e com a Energimp para os próximos 12 meses?

Sansão: Minha expectativa é a de que consigamos implementar todas as mudanças necessárias e, com o envolvimento de todos, garantir que as atividades sejam desempenhadas com o máximo de saúde e segurança possíveis, sem abrir mão de eficiência e qualidade. A ideia é que nos tornemos referência em SSMA, com ferramentas inovadoras e práticas seguras.

Que mensagem deixaria para os colaboradores?

Sansão: Como costumo falar durante os treinamentos, existem três coisas que considero importantes e que devem nortear nossas ações:

1 – No trabalho, minha vida é meu bem mais precioso. Nada deve ser mais importante que minha saúde e segurança;

2 – Existem pessoas esperando que eu volte bem para casa. Devemos trabalhar sempre lembrando que existem pessoas que nos amam e nos querem bem;

3 – O que posso fazer hoje para ser melhor? Um melhor profissional / Um melhor pai / Um melhor esposo, etc? É importante sempre estarmos buscando melhorar em todas as áreas da nossa vida.

Que Deus abençoe os lares, as vidas, os sonhos e o trabalho de todos!

WhatsApp