Integrando as iniciativas do Programa Excelência Operacional, foi adquirido o software EMS (Energy Management System), de controle operacional dos aerogeradores, e os primeiros testes começaram no parque de Morgado.
A Energimp deve atender os Procedimentos de Rede do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) nesse quesito de controle, realizando processos modernos de acompanhamento de energia despachada na rede, pois sistemas automatizados evitam penalidades por ultrapassagem de Montante de Uso do Sistema de Transmissão (MUST).
Fornecido pela Goldwind, o novo sistema permite controle conjunto de tensão nos aerogeradores, controle conjunto de limitação de geração nos aerogeradores, e a limitação de geração para impedir ultrapassagem de geração máxima, evitando penalização pelo ONS.
Diego Moreira, Gerente de O&M Ceará está otimista. “Observamos um bom desempenho logo nos primeiros dias após a instalação. Fico contente por esta nossa aquisição, que coloca a Energimp em um patamar muito eficiente de controle operacional”, comenta. Após Morgado, os parques ligados a Papagaios também receberão o software.
“Trata-se de um sistema eficaz, de gestão inteligente, pois evita multas e maximiza os lucros”, diz Felipe Kunert, Gerente de O&M Santa Catarina. Os parques do estado – Bom Jardim e Água Doce, devem ser interligados ao software também em breve.