Para retomar a disponibilidade de geração de energia dos aerogeradores da Energimp, têm sido tomadas várias iniciativas, como troca de geradores WPE para Goldwind, manutenção de pás eólicas, e ações de retrofit (modernização) das máquinas, como aconteceu no Complexo de Bom Jardim da Serra.
Dos 62 geradores de lá, 56 precisaram ser trocados para Goldwind. Do restante, o aerogerador BJS09 demandou um trabalho importante de retrofit para voltar a funcionar, pois parou ainda no primeiro semestre do ano passado devido a problemas na fundação.
“Foi necessário desmontar a torre, nivelar e realizar o reforço estrutural na fundação. Depois, foi feita a montagem mecânica e elétrica completa da torre e o comissionamento da turbina”, explica Jonas Zanelato Minato, Coordenador de Operações do Complexo.
Com a recuperação da BJS09, o Complexo Eólico de Bom Jardim da Serra passou a trabalhar com a disponibilidade total de geração de seus aerogeradores e, assim, atender da melhor maneira os contratos firmados.