Bate-Bola: nosso craque Neimar 31 de agosto de 2021

Bate-Bola: nosso craque Neimar

O Coordenador de O&M Neimar Rodrigo Alves da Silva, de 37 anos, completou recentemente 10 anos de campo – ou melhor, de parque, lá em Água Doce – SC. O nome não vem do jogador, mas sim do escritor e poeta Neimar Barroso, admirado pelos seus pais. Mas que o nosso Neimar dá um show de bola na operação e manutenção, isso é verdade!

Qual sua formação?

Neimar: Sou técnico em eletrotécnica, bacharel em administração de empresas e pós-graduado em engenharia da manutenção.

Por que escolheu a energia como área de atuação?

Neimar: Quando eu fazia curso técnico, em 2007, a geração de energia por fonte eólica era uma tecnologia pouco empregada no Brasil, mas esse princípio de geração sustentável me fascinava. Eu cursava engenharia elétrica em 2011 quando grandes projetos começaram a se desenvolver. Escolhi entrar para esse mercado pelo conceito, tecnologia empregada, e  oportunidade de desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro.

Em quais empresas você trabalhou antes da Energimp e em que cargos?

Neimar: Iniciei minha carreira na área de manutenção elétrica na empresa BRF, antiga Perdigão. Depois trabalhei na STOM e WPE.

Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao longo de todos esses anos na Energimp?

Neimar: Entrei na Energimp em 2015 com o compromisso de formar uma área técnica de operação e manutenção para manter os parques operacionais. Na época, a companhia tinha dificuldades de caixa devido a falhas em geradores e à saída do fornecedor do mercado.

O que a Energimp já trouxe para a sua vida pessoal e profissional?

Neimar: Eu tive um crescimento pessoal e profissional exponencial na Energimp, toda a minha carreira na área de gestão foi desenvolvida dentro da companhia. Na Energimp, eu tive oportunidade e recursos para estudar, me aperfeiçoar, viajar inclusive para fora do país. Me sinto grato por cada oportunidade e desafio que tive até aqui.

Como é, para você, assumir a gestão de uma área?

Neimar: Eu estou atuando na área de gestão da Energimp desde 2015, passando pelos cargos de supervisão e coordenação em Água Doce e Bom Jardim. Fazer gestão com essas equipes é motivo de orgulho e alegria.

Quais os maiores desafios na sua área hoje?

Neimar: Temos vários desafios, os maiores no meu entendimento são:

  • Mitigar problemas de grid, maximizar a disponibilidade de rede;
  • Finalizar o programa de troca de geradores e retrofit;
  • Finalizar o processo de housekeeping;
  • Contribuir para o processo de melhoria da segurança e robustez da operação.

Quais suas expectativas com sua área e com a Energimp para este período?

Neimar: Minha expectativa é de que minha área apresente os melhores indicadores dentro e fora da companhia nos próximos anos. Quanto à Energimp, meu sentimento é de que o time todo está comprometido em fazer dessa companhia uma referência em operação e manutenção de parques. Dessa forma, minha expectativa é de que a Energimp em pouco tempo terá os melhores índices em segurança, geração, qualidade de manutenção e controle de custos. Será a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Que mensagem deixaria para os colaboradores?

Neimar: Aproveitem essa fase incrível da Energimp para se desenvolverem juntos com ela. E por experiência própria, diria que se é esse o desejo, manter a humildade, sede de aprender e fazer mais do que se é esperado são certamente uma das melhores atitudes para se desenvolver como profissional e pessoa, não importa onde você está no organograma da empresa.

WhatsApp